O setor
de aviação civil foi virtualmente fundamentado pelo COVID-19 e a recuperação
foi silenciada na maioria dos mercados devido às viagens restrições. Recessão
profunda e baixa confiança do consumidor também dificultou a recuperação. RPKs
globais são estimados para declínio de 66% em 2020, que é o maior declínio
desde 2ª guerra mundial. Em 2021, a disponibilização de uma vacina na 2ª metade
do ano deve ser um ponto de viragem, mas a recuperação será gradual desde a
distribuição faseada da vacina vai demorar. Os RPKs globais devem melhorar em
50% em 2021 após o declínio acentuado em 2020. Os consumidores enfrentarão reduzir
os custos reais de viagem, já que as companhias aéreas continuarão a descontos
nos preços dos ingressos para estimular a demanda. Espera a parcela do PIB
mundial gasta com transporte aéreo será de 0,5% em 2021, metade dos níveis
pré-crise. Por outro lado, o comércio mundial é deverá se recuperar fortemente
em 2021, que será favorável para volumes de carga aérea.
Sentimento
da indústria em relação às perspectivas tanto aéreas viagens de passageiros e
carga melhoraram após o período de bloqueio. No entanto, as opiniões dos
entrevistados são misturado. Enquanto metade dos entrevistados espera
recuperação em demanda de passageiros na parte de trás de uma coordenação
eficiente e reabertura gradual da rede, a outra metade antecipa mais uma deterioração
devido à continuação da pandemia.
A
disseminação de desinformação com relação aos desastres da aviação continua a
ser um motivo de preocupação para as empresas de aviação. Muitas dessas
informações geralmente envolvem especulações baseadas na causa e
responsabilidade atribuídas ao incidente, possuindo implicitamente o potencial
de gerar volatilidade significativa de preços no mercado financeiro. No estudo
de Akyildirima
et al (2020) os autores investigaram
uma série de fatos estilizados relacionados aos efeitos dos desastres de
companhias aéreas sobre os estoques da aviação, ao mesmo tempo em que
consideramos os efeitos de contágio, os fluxos de informação e as fontes de
descoberta de preços no amplo setor. Os resultados indicam níveis
substancialmente elevados de volatilidade do preço das ações após desastres na
aviação, enquanto retornos anormais cumulativos apresentam desempenho acentuado
das empresas analisadas em relação às bolsas internacionais. Obvservaram que a
volatilidade do preço das ações parece ser significativamente influenciada pela
escala do desastre em termos de fatalidades geradas. Efeitos de contágio
significativos sobre o amplo índice de aviação, juntamente com mudanças
substanciais nos canais tradicionais de descoberta de preços, também são
identificados. O papel que a divulgação de informações nas redes sociais, sejam
elas corretas ou de origem maliciosa, não pode ser eliminado como fator
explicativo dessas mudanças na dinâmica ao longo do tempo e da região.
Monteiro (2009) faz uma síntese
sobre a relação do Estado e a indústria do transporte aéreo comercial
brasileiro. Segundo o autor, até 1990, o transporte aéreo esteve sob forte
regulação governamental. Durante a década de 1990, particularmente no governo de
Fernando Henrique Cardoso, ocorreu um processo de desregulamentação deste
mercado. As discussões sobre a privatização da Empresa Brasileira de
Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), estatal que administra a
infraestrutura aeroportuária, voltaram para a pauta das estratégias para o
desenvolvimento do setor. A construção das bases institucionais da Agência
Nacional de Aviação Civil (ANAC) teria sido iniciada neste período e seguiria
as orientações da "economia de mercado". Na primeira década do século
XXI, teria ocorrido um crescimento da oferta em descompasso com a
infraestrutura instalada. As mudanças institucionais em torno da criação da
ANAC e a redefinição das atribuições dos demais órgãos governamentais
correlatos teriam gerado uma falta de articulação e deficiências na gestão
entre as atividades que compõem o sistema aéreo brasileiro, culminando na crise
aérea e, posteriormente, no "apagão aéreo" (MONTEIRO, 2009). Para
Lovadine (2009), a concentração deste mercado em torno das duas empresas (TAM e
GOL), não implicou em falta de concorrência entre as empresas e prejuízo para
os clientes. A hipótese central deste artigo é que a lógica financeira estaria
predominando entre as principais empresas do mercado de transporte aéreo
comercial brasileiro, seguindo uma tendência do capitalismo contemporâneo. Se
as empresas dominantes adotam estratégias distintas nas operações produtivas,
notadamente em termos de preços, o mesmo não ocorre no espaço financeiro.
(Mundo neto, 2011, p. 1)
O setor
de transporte aéreo é um importante contribuição para a economia do Brasil. Existem
diferentes maneiras de medir o impacto do transporte aéreo na economia. Como os
empregos e gastos gerados pelas companhias aéreas e sua cadeia de
abastecimento, os fluxos de comércio, turismo e investimentos resultantes de
usuários de todas as companhias aéreas que atendem o país e as conexões de
pares de cidades que tornam esses fluxos possíveis. Todos fornecem uma
perspectiva diferente, mas esclarecedora sobre a importância do transporte
aéreo. O transporte aéreo facilita o fluxo de mercadorias, investimento e
pessoas e a economia pode ser vista dos gastos do estrangeiro turistas e o
valor das exportações (embora observe que esses números incluem todos os modos
de transporte). Os benefícios mais importantes de transporte aéreo vai para
passageiros e remetentes e o spillover impactos em seus negócios.
O
IPC mais amplamente seguido reflete os preços no varejo de bens e serviços,
incluindo os custos de habitação, transporte e saúde. Muitos contratos
governamentais e privados, tais como pagamentos de segurança social ou
contratos de trabalho, são explicitamente ligada a mudanças na CPI. O valor de
títulos do Tesouro indexados à inflação (TIPS), um tipo de ligação, também está
contratualmente ligado à IPC. O Produto Interno Bruto Deflator (PIB Deflator) é
uma medida ampla de inflação reflete as variações de preços de bens e serviços
produzidos pela economia global; é relatado trimestral em conjunto com o
Produto Interno Bruto. Economistas nem sempre concordam com o que estimula a
inflação em um determinado momento. No entanto, certas forças contribuem
claramente para a inflação. O aumento dos preços das matérias-primas são,
talvez, a força inflacionária mais visível porque quando mercadorias sobem de
preço, os custos de bens e serviços básicos geralmente aumentam. A alta dos
preços, em particular, pode ter um impacto mais penetrante em uma economia. Em
primeiro lugar, os preços da gasolina vão subir. Este, por sua vez, significa
que os preços de todos os bens e serviços que são transportados aos seus
mercados por caminhão, trem ou navio também vão subir. Ao mesmo tempo, os
preços do combustível de aviação sobem, elevando os preços das passagens aéreas
e de transporte aéreo; os preços de aquecimento do petróleo também sobem,
prejudicando os consumidores e as empresas (PIMCO, 2012).
É
um entendimento suficiente para podermos observar que o
governo pode emitir sem provocar inflação. Basta que a taxa de
aumento do estoque de moeda seja da ordem de grandeza da taxa de crescimento da
produção. Se o governo emite menos, há queda de preços. Se o governo se excede
na emissão, ocorre aumento generalizado de preços. Se o governo persiste nesta
excedencia, ocorre um processo inflacionário. (SILVEIRA, 1976, p. 1).
A
estabilidade de preços existe quando os preços médios são constantes ao longo
do tempo, ou quando eles estão crescendo a uma taxa muito baixa e previsível. A
inflação dos preços ocorre quando os preços médios estão subindo acima dessa
taxa baixa e previsível, e deflação de preços ocorre quando os preços médios
estão caindo. Em ambos os casos, os efeitos são potencialmente extremamente
prejudicial para o desempenho econômico de um país e para o bem-estar dos seus
cidadãos. Por esta razão, a estabilidade de preços é comumente considerada como
o mais importante objetivo macro-econômico.
Ao fazer com que os aumentos de preços em toda a economia, o aumento dos preços do petróleo tiram dinheiro do bolso dos consumidores e empresas. Economistas, portanto, ver aumentos de preços do petróleo como um "imposto", com efeito, que podem deprimir uma economia já fraca. Picos de preços do petróleo foram seguidos por recessões ou estagflação - um período de inflação combinada com baixo crescimento e alto desemprego - em 1970, 1980 e início dos anos 1990. Além do aumento dos preços do petróleo, os movimentos da taxa de câmbio podem pressagiar a inflação. Como moeda de um país se deprecia, torna-se mais caro para comprar bens importados, o que coloca pressão sobre os preços em geral. Quando o dólar se enfraqueceu para uma baixa o então recorde contra o euro no primeiro semestre de 2003, por exemplo, o custo das importações europeias em os EUA aumentou, sugerindo que a inflação poderia aumentar em os EUA. A longo prazo, as moedas de países com taxas de inflação mais elevadas tendem a desvalorizar em relação àqueles com taxas mais baixas. Porque a inflação corrói o valor de retorno de investimentos ao longo do tempo, os investidores podem mudar o seu dinheiro para os mercados com taxas de inflação mais baixas (PIMCO, 2012).
A
GOL almeja ser líder mundial em tornar a aviação mais sustentável. E, ao
fornecer dados ESG aos investidores, a empresa espera incentivar a indústria
aérea como um todo a enfrentar as mudanças climáticas, a desigualdade social e
as questões de governança, tornando-se mais sustentável, inclusiva e transparente.
A GOL reporta informações ESG relevantes aos investidores de acordo com o
padrão do Sustainability Accounting Standards Board ("SASB") para o
setor de aviação civil.
Historicamente,
o 2º trimestre do ano é um período de transição para a demanda de baixa
temporada e devido ao agravamento da pandemia e ao aumento das restrições de
circulação impostas pelos estados, o atual cenário de planejamento de
capacidade da GOL assume uma redução de 40% no 2T21 em relação ao 1T21 . Para
adequar os custos operacionais aos atuais níveis de vendas e demanda, a GOL
operará 63 aeronaves em sua malha, o que representará 70% da frota média
operada ao final do 4T20 e 377% ou 3,8x maior em relação ao mesmo trimestre de
2020 A receita para o trimestre encerrado em junho de 2021 deve diminuir
aproximadamente 35% em comparação com o trimestre encerrado em março de 2021
(VOEGOL, 2021). Abaixo o balanço patrimonial da empresa
A
GOL ajustou sua capacidade para uma média de 245 voos por dia, uma redução de
31% em relação a uma média de 355 voos em fevereiro/21. A Companhia operou
aproximadamente 381 voos diários em dias de pico.
2.1 DISTRIBUIÇÃO DE INVESTIMENTO
A
receita bruta consolidada da GOL no mês de abril de 2021 foi de 300 milhões e a
taxa de ocupação média foi de 71,8%, destacando o foco contínuo da
Administração na manutenção de operações sustentáveis por meio da adequação
contínua da oferta de assentos ao nível de demanda dos viajantes.
Antecipando
uma recuperação alinhada ao lançamento da vacina no Brasil, desde o início da
pandemia, tem havido uma alta correlação entre a redução da curva de caso
Covid-19 e uma recuperação na demanda doméstica por viagens aéreas. A GOL presenciou
essas oscilações na demanda durante os meses de agosto e setembro do ano
passado e ajustou rapidamente sua rede de acordo com o cenário de demanda
daquele período. Os países europeus e os Estados Unidos têm um calendário de
vacinação anterior ao do Brasil, o que também fornece um indicador de como
poderia ser a retomada da demanda por viagens.
Nos
Estados Unidos, a taxa de transferência da TSA (Transportation Security
Administration) atingiu o seu ponto mais baixo no final de janeiro de 2021 em
cerca de 35% dos níveis de 2019, pois os casos de Covid-19 atingiram o pico na
"segunda onda" dos Estados Unidos. Em apenas dois meses desde o ponto
baixo, a taxa de transferência do TSA se recuperou para mais de 60% dos níveis
de 2019. Da mesma forma, na semana passada, quando o Brasil atingiu seu pico de
casos Covid-19 em sua "segunda onda", a porcentagem de passageiros da
GOL em 2019 caiu para cerca de 35%. Dessa forma, a Companhia espera que à
medida que a curva diária de novos casos da Covid-19 comece a se inverter e
haja uma recuperação do PIB brasileiro, haja uma aceleração nas buscas pelos
ingressos e no nível de vendas da GOL.
A
Companhia prevê que a implantação bem-sucedida das vacinas por meio do Programa
Nacional de Imunizações reativará a demanda nos segmentos de lazer e
corporativo a partir de meados do segundo trimestre de 2021. Porém, como o
número de casos de Covid-19 no Brasil está em patamares elevados, a
Administração da GOL continua considerando cenários de recuperação mais
conservadores, mantendo iniciativas de redução de custos, preservação do
equilíbrio do fluxo de caixa e adequação da oferta a níveis reduzidos de demanda.
Em
24 de março de 2021, os acionistas da GOL e a maioria dos acionistas
minoritários da Smiles aprovaram, em assembleia extraordinária, a reorganização
societária para combinar as duas subsidiárias operacionais da Companhia: GLA
("GOL Linhas Aéreas"), a maior companhia aérea doméstica do Brasil, e
o Smiles, principal programa de fidelidade e milhagem. A GOL acredita que a
transação é um marco importante para maximizar o valor futuro. É importante
ressaltar que, uma vez concluída a fusão, ambas as empresas estarão mais bem
posicionadas para aumentar sua competitividade de mercado e geração de caixa.
A
conclusão bem-sucedida dessa transação reduzirá substancialmente os riscos que
cada empresa enfrenta nesta pandemia e proporcionará sinergias operacionais e
financeiras. Como uma entidade combinada, a GOL será mais capaz de melhorar a
gestão da receita, gerenciar mais dinamicamente o estoque de assentos, melhorar
sua capacidade de coordenar o marketing para os clientes e estar melhor
posicionada para otimizar os rendimentos.
Além
disso, a GOL conseguirá administrar os custos de forma mais eficiente entre os
negócios e terá estrutura adequada para maximizar o fluxo de caixa das empresas
combinadas. A GOL espera que as sinergias de taxa de execução anualizada
excedam R$ 400 milhões quando todos os ganhos operacionais e financeiros forem
totalmente realizados. Esta fusão acompanha as mudanças no ambiente de negócios
no qual a empresa opera hoje e posiciona o Grupo GOL para maximizar valor em um
ambiente operacional pós Covid-19. (VOEGOL, 2021)
2.2 Decisões de
financiamento
Em
25 de março de 2021, a Companhia anunciou por meio de sua subsidiária Smiles
Fidelidade SA, a distribuição de R$ 500 milhões em dividendos a serem pagos em
16 de abril de 2021. Com isso, o valor da relação de troca será automaticamente
ajustado, e a parcela devida em moeda nacional será reduzida em conformidade.
As informações para o exercício da opção pela relação de troca facultativa, a
fixação da data-base para determinação dos acionistas que migrarão para a base
acionária da GOL, bem como a data de crédito das ações e o pagamento das ações
preferenciais resgatáveis serão oportunamente divulgadas em o respectivo aviso
de confirmação. Com base em premissas conservadoras e para proporcionar o
casamento necessário de ativos e passivos nesse ambiente de resfriamento da
demanda, a GOL vem implementando medidas para minimizar o consumo líquido de
caixa e manter o equilíbrio em seu fluxo de caixa operacional. A empresa
continua a trabalhar diariamente com seus principais stakeholders para
administrar esta segunda onda de Covid-19 no Brasil. (VOEGOL, 2021)
Abaixo
o balanço patrimonial passivo da empresa GOL:
Figura 2 balanço patrimonial
passivo
Fonte: VoeGol, 2021
Desde
o início de 2020, a GOL amortizou mais de R $ 4,1 bilhões de dívidas
financeiras e manteve o passivo operacional estável. Isso refletirá na
recuperação da solidez de sua estrutura de capital. O prazo médio de vencimento
da dívida de longo prazo da Companhia, excluindo arrendamento de aeronaves e
títulos perpétuos, é de 3,3 anos. A Administração da GOL honrou prioritariamente
todos compromissos com o mercado de capitais global e a Companhia foi a única
da América Latina capaz de a devolver capital aos investidores em 2020. A GOL
espera que essas ações continuem a defini-lo, e a Companhia conta com apoio e
confiança contínuos de seus stakeholders e parceiros para investir na
recuperação do mercado do Brasil. Da mesma forma, a GOL continua administrando
suas operações de forma eficaz para manter a liderança em custos. Durante o
primeiro semestre de 2021, a GOL espera manter os custos com pessoal na posição
reduzida, em torno de 50% dos níveis pré-pandêmicos. Tendo convertido parte
significativa dos custos fixos de folha de pagamento e frota em custos
variáveis, a Companhia está bem posicionada para preservar o equilíbrio de seus
custos nominais equivalentes ao nível de sua capacidade ofertada e expandir sua
liderança em custos unitários. (VOEGOL, 2021)
Nos
últimos 12 meses, a Companhia renegociou com seus parceiros locadores de
aeronaves, com o objetivo de obter reduções nos valores dos arrendamentos
atuais e futuros e converter parte dos pagamentos mensais de fixo para variável
(energia por hora). Os contratos da GOL estão ajustados à recuperação da
demanda em 2021 e também representam uma economia efetiva na estrutura de
custos unitários da Companhia. Esses contratos têm valores menores no médio e
longo prazo e evitam aumento de custos com acordos de diferimento oneroso,
mantendo a GOL como a companhia aérea com menor custo operacional de aeronaves
e endividamento entre seus pares locais, e com menor comprometimento em dólar
por aeronave. (VOEGOL, 2021)
2.3 Decisões de investimento e
concorrência
Como
resultado, a empresa está bem posicionada para o crescimento nos mercados
principais e regionais quando a demanda por viagens aéreas for retomada. Além
disso, em março, a GOL foi a primeira companhia aérea brasileira a receber a
certificação da ANAC do Brasil para desempenho em atrito no novo pavimento da
pista do aeroporto de Congonhas. Como resultado, a empresa pode operar
aeronaves NG ou MAX com menos restrições em dias de chuva neste aeroporto. A empresa incentiva a indústria aérea como um
todo a enfrentar as mudanças climáticas, a desigualdade social e as questões de
governança, tornando-se mais sustentável, inclusiva e transparente. Enquanto a
empresa gerencia a pandemia Covid-19, a GOL busca manter seu compromisso com os
mais altos padrões de ESG. A Companhia é líder mundial em esforços para tornar
a indústria da aviação mais sustentável em áreas relacionadas à neutralização
de carbono e ao desenvolvimento de alternativas ao biodiesel. Em março, a
Empresa completou 10 anos de Gold Standard no Programa Brasileiro GHG Protocol,
pelo seu esforço voluntário para medir, compreender, buscar soluções e dar
transparência aos impactos de suas operações no meio ambiente. (VOEGOL, 2021)
Figura 3
reestruturaçao Gol
A
GOL enfrenta intensa concorrência em todas as rotas que opera, desde companhias
aéreas regulares, companhias aéreas charter e novos participantes em potencial no
mercado. A concorrência de outras companhias aéreas tem um impacto relativamente
maior sobre nós em comparação com concorrentes, porque tem uma proporção maior
de voos conectando os aeroportos mais movimentados do Brasil, onde a
concorrência é mais intensa. Por outro lado, alguns concorrentes têm uma
proporção maior de voos conectando aeroportos menos movimentados, onde há pouca
ou nenhuma concorrência. Além disso, não se pode prever como a recente crise
financeira de principais concorrentes afetará o cenário competitivo. A GOL
sempre foi pioneira em ajudar a tornar a aviação comercial ainda mais
sustentável. A Empresa relata proativamente informações ESG relevantes aos
investidores de acordo com o padrão do Conselho de Padrões de Contabilidade de
Sustentabilidade ("SASB") para o setor de aviação civil. Neste ambiente
operacional desafiador globalmente para as companhias aéreas, o compromisso
desta indústria com as iniciativas ESG é fundamental. (VOEGOL, 2021)
O
setor aéreo brasileiro também enfrenta a concorrência de alternativas de
transporte terrestre, como os ônibus interestaduais. Além disso, o governo
brasileiro e os reguladores podem dar preferência a novos participantes e
concorrentes existentes ao conceder slots novos e atuais em aeroportos
brasileiros, a fim de promover a concorrência. Concorrentes existentes e
potenciais o fizeram no passado e podem novamente reduzir nossas tarifas ou
aumentar a capacidade em suas rotas em um esforço para aumentar sua
participação no mercado de tráfego de negócios (clientes de alto valor
agregado). Em qualquer desses casos, não pode garantir que o nível de tarifas ou tráfego de
passageiros não seria adversamente afetado.A GOL fornece métricas importantes
para monitorar seu desempenho ESG. Em março, as emissões brutas de escopo
global da Companhia (mil toneladas de CO2) foram de 109,5, uma redução de 25,6%
em relação a fevereiro / 21, já que o total de combustível consumido (litros,
1.000 / RPK) atingiu 37,4 e as emissões de gases de efeito estufa / hora de voo
( toneladas de CO2) foi de 7,3, queda de 0,6% em relação a fevereiro / 21. Apesar
de todos os desafios enfrentados, agora com a certeza da vacina, ha um outro
cenário. A Empresa prioriza seus Clientes e Tripulação para que tenham uma
experiência segura e agradável a bordo. Além de aderir aos já rígidos padrões
de saneamento da aviação civil estabelecidos pelas autoridades, em linha com as
recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Organização
Mundial da Saúde (OMS), International Air Transport Association (IATA), Agência
Nacional de Aviação Civil (ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil) e Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a GOL busca aprimorar sua atuação em
todas as frentes, incluindo venda de passagens, atendimento, embarque,
experiência em vôo e serviços de desembarque. A Companhia é a única companhia
aérea do Brasil com parceria com o Hospital Albert Einstein, que certifica todos
os seus procedimentos e medidas de prevenção Covid-19. (VOEGOL, 2021)
2.4 Indicadores Gol
Embora
haja resposta à redução significativa da demanda por viagens aéreas causada
pela pandemia COVID-19, várias medidas foram tomadas para proteger nossas operações
e liquidez, incluindo ajustar e reduzir rede de voos, reduzir
significativamente os custos fixos e variáveis, diferindo certas obrigações de
arrendamento e rolando e estendendo uma determinada dívida. A classificação de
crédito foi rebaixada em 2020. Não se pode garantir que as iniciativas de
preservação de caixa e redução de custos serão suficientes para preservar a
liquidez.
A Gol (GOLL4)
reportou lucro líquido de 643 milhões de reais para o segundo trimestre,
apoiado em demanda mais elevada para voos domésticos em meio ao declínio nos
casos de Covid-19.A receita mais do que dobrou em comparação com o
mesmo período do ano passado, mas permaneceu 67% abaixo dos níveis
pré-pandemia, de acordo com dados da companhia aérea. (moneytimes, 2021, p. 1)
Ao
longo de 2020, Gol manteve a liquidez sem prejudicar o balanço patrimonial. Em
discussões com os principais fornecedores para reduzir custos e ajustá-los à
nova rede e perfis de frota. Conseguiu diferir as parcelas de pagamento do
combustível de aviação para depois de 30 de setembro de 2020. Todos os
investimentos não essenciais em operação e manutenção foram eliminados, assim
como quaisquer obrigações de pagamento antes da entrega. A Gol foi capaz de
fazer ajustes significativos no capital de giro, estendendo prazos de pagamento
e administrando outros ativos e passivos circulantes. (VOEGOL, 2021)
Figura 4
indicadores Gol
Também
foi capaz de captar novos financiamentos para continuar a pagar os vencimentos
de curto prazo ao par, enquanto encerra o vencimento médio do perfil de dívida.
Em março de 2020, estendeu o cronograma de amortização de debêntures até março
de 2022. Em agosto de 2020, quita totalmente o empréstimo a prazo de US $ 300,0
milhões, com o suporte de um empréstimo no valor principal de US $ 250,0
milhões, ao mesmo tempo que estende o prazo médio de vencimento de nossa dívida
e mantendo a liquidez praticamente inalterada. Em dezembro de 2020, emiti US $ 200,0 milhões no valor principal total de
8,00% de notas garantidas sênior com vencimento em 2026. Também em dezembro de
2020, paga antecipadamente R $ 800,0
milhões em dívidas de curto prazo. (VOEGOL, 2021)
A
Gol administra os negócios e a liquidez desde o início da pandemia, combinando
as entradas de caixa com as saídas de maneira eficiente. Em 31 de dezembro de
2020, havia aproximadamente R $ 2,6 bilhões em liquidez total, que inclui R $
1,1 bilhão em liquidez mantida em subsidiária do programa de fidelidade Smiles
Fidelidade SA, ou Smiles, e, a partir dessa data, incluindo valores
financiáveis de depósitos e ativos não onerados, nossas fontes potenciais de
liquidez atingiram mais de R $ 4,0 bilhões, que se compara a R $ 2,1 bilhões em
liquidez total e R $ 3,6 bilhões em fontes potenciais de liquidez em 28 de
fevereiro de 2021. Continua a buscar administrar o capital de giro negativo de
R $ 7,2 bilhões, em 31 de dezembro de 2020, reduzindo custos, rolando e
diferindo obrigações de curto prazo com fornecedores e contrapartes, a maioria
dos quais apoiaram a GOL durante o curso da pandemia. (VOEGOL, 2021)
3.
ANÁLISE DOS RESULTADOS E DA QUALIDADE DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO
O
setor de aviação continua exposto aos riscos relacionados à evolução da
pandemia e às novas cepas do vírus e a possíveis novas restrições impostas por
autoridades governamentais para conter a doença, de forma que os resultados
financeiros da Companhia possam sofrer impactos. Embora se espere que a pandemia,
principalmente o prolongamento da pandemia e suas incertezas, tenha
consequências nas receitas (despesas) financeiras das companhias aéreas em
geral, os riscos relacionados à Companhia devem ser mensurados à luz de sua
posição financeira. Uma parte significativa de custos e despesas operacionais,
incluindo serviços de manutenção de aeronaves e motores, pagamentos de
arrendamento de aeronaves e seguro de aeronaves, são denominados em dólares
americanos. Para gerenciar o risco da taxa de câmbio, celebramos contratos de
derivativos para nos proteger contra uma possível desvalorização do real em
relação ao dólar americano. Em 31 de dezembro de 2020, havia contratos de
derivativos de moeda em dólares americanos em aberto para proteger nossa
exposição de despesas operacionais esperadas atrelada ao dólar. Como uma medida
de risco de mercado com relação à nossa exposição à moeda estrangeira, uma
valorização ou desvalorização hipotética de 10% do real em relação ao dólar
norte-americano teria resultado em um aumento ou redução em resultados
operacionais, respectivamente, de aproximadamente R$ 1.605,6 milhões em
resultados financeiros com variação cambial, devido à exposição líquida a
moedas estrangeiras de R $ R $ 16.055,8 milhões em 31 de dezembro de 2020. (VOEGOL,
2021)
Paulo
Kakinoff (CEO da GOL) relata que o segundo trimestre de 2021 foi marcado por
três temas relevantes para o crescimento sustentável da GOL daqui para frente.
Primeiro, a resiliência do mercado brasileiro de viagens aéreas. A demanda por
viagens no Brasil está se recuperando rapidamente em função da queda
consistente de casos e mortes de COVID-19 desde 24 de junho com redução de mais
de 2% ao dia nas novas transmissões registradas no país, e com redução em todas
as brasileiras estados. O governo brasileiro garantiu que 173 milhões de doses
serão entregues no quarto trimestre, um aumento em relação aos 143 milhões de
doses disponibilizadas no primeiro semestre de 2021, de qualquer maneira.
Haverá vacinas suficientes para vacinar completamente aproximadamente 90% de
todos os brasileiros com mais de 12 anos. Em segundo lugar, a disciplina na
gestão de rendimentos da GOL conduziu a empresa de forma contínua e muito ágil
para preservar o equilíbrio entre capacidade e demanda no segundo trimestre, mantendo
suas taxas de ocupação e uso elevados e baixo consumo de caixa. No segundo
trimestre de 2021, a GOL apresentou uma eficiência de mercado superior aos seus
concorrentes, o que reforça nosso compromisso em equilibrar o tamanho da oferta
com a previsão de demanda preditiva. (GOL, 2021)
Terceiro,
destaca o CEO a Gol volta a continuar seu crescimento sustentado. Com base em
nossas expectativas para a implementação da vacinação no Brasil, queremos dizer
que as viagens de negócios apresentarão uma forte recuperação a partir do
primeiro trimestre de 2022. Quando isso acontecer, aumentaremos a rede da GOL
para permitir altas frequências em São Paulo, Rio de Janeiro e os mercados
brasileiro, restaurando essas rotas aos níveis pré-pandêmicos. A GOL também resumirá
voos internacionais para destinos na América do Sul e EUA com disciplina e
seguindo as restrições e regras de compliance de cada país. (GOL, 2021)
2.1 DISTRIBUIÇÃO DE INVESTIMENTO
A
receita bruta consolidada da GOL no mês de abril de 2021 foi de 300 milhões e a
taxa de ocupação média foi de 71,8%, destacando o foco contínuo da
Administração na manutenção de operações sustentáveis por meio da adequação
contínua da oferta de assentos ao nível de demanda dos viajantes.
Antecipando
uma recuperação alinhada ao lançamento da vacina no Brasil, desde o início da
pandemia, tem havido uma alta correlação entre a redução da curva de caso
Covid-19 e uma recuperação na demanda doméstica por viagens aéreas. A GOL presenciou
essas oscilações na demanda durante os meses de agosto e setembro do ano
passado e ajustou rapidamente sua rede de acordo com o cenário de demanda
daquele período. Os países europeus e os Estados Unidos têm um calendário de
vacinação anterior ao do Brasil, o que também fornece um indicador de como
poderia ser a retomada da demanda por viagens.
Nos
Estados Unidos, a taxa de transferência da TSA (Transportation Security
Administration) atingiu o seu ponto mais baixo no final de janeiro de 2021 em
cerca de 35% dos níveis de 2019, pois os casos de Covid-19 atingiram o pico na
"segunda onda" dos Estados Unidos. Em apenas dois meses desde o ponto
baixo, a taxa de transferência do TSA se recuperou para mais de 60% dos níveis
de 2019. Da mesma forma, na semana passada, quando o Brasil atingiu seu pico de
casos Covid-19 em sua "segunda onda", a porcentagem de passageiros da
GOL em 2019 caiu para cerca de 35%. Dessa forma, a Companhia espera que à
medida que a curva diária de novos casos da Covid-19 comece a se inverter e
haja uma recuperação do PIB brasileiro, haja uma aceleração nas buscas pelos
ingressos e no nível de vendas da GOL.
A
Companhia prevê que a implantação bem-sucedida das vacinas por meio do Programa
Nacional de Imunizações reativará a demanda nos segmentos de lazer e
corporativo a partir de meados do segundo trimestre de 2021. Porém, como o
número de casos de Covid-19 no Brasil está em patamares elevados, a
Administração da GOL continua considerando cenários de recuperação mais
conservadores, mantendo iniciativas de redução de custos, preservação do
equilíbrio do fluxo de caixa e adequação da oferta a níveis reduzidos de demanda.
Em
24 de março de 2021, os acionistas da GOL e a maioria dos acionistas
minoritários da Smiles aprovaram, em assembleia extraordinária, a reorganização
societária para combinar as duas subsidiárias operacionais da Companhia: GLA
("GOL Linhas Aéreas"), a maior companhia aérea doméstica do Brasil, e
o Smiles, principal programa de fidelidade e milhagem. A GOL acredita que a
transação é um marco importante para maximizar o valor futuro. É importante
ressaltar que, uma vez concluída a fusão, ambas as empresas estarão mais bem
posicionadas para aumentar sua competitividade de mercado e geração de caixa.
A
conclusão bem-sucedida dessa transação reduzirá substancialmente os riscos que
cada empresa enfrenta nesta pandemia e proporcionará sinergias operacionais e
financeiras. Como uma entidade combinada, a GOL será mais capaz de melhorar a
gestão da receita, gerenciar mais dinamicamente o estoque de assentos, melhorar
sua capacidade de coordenar o marketing para os clientes e estar melhor
posicionada para otimizar os rendimentos.
Além
disso, a GOL conseguirá administrar os custos de forma mais eficiente entre os
negócios e terá estrutura adequada para maximizar o fluxo de caixa das empresas
combinadas. A GOL espera que as sinergias de taxa de execução anualizada
excedam R$ 400 milhões quando todos os ganhos operacionais e financeiros forem
totalmente realizados. Esta fusão acompanha as mudanças no ambiente de negócios
no qual a empresa opera hoje e posiciona o Grupo GOL para maximizar valor em um
ambiente operacional pós Covid-19. (VOEGOL, 2021)
2.2 Decisões de
financiamento
Em
25 de março de 2021, a Companhia anunciou por meio de sua subsidiária Smiles
Fidelidade SA, a distribuição de R$ 500 milhões em dividendos a serem pagos em
16 de abril de 2021. Com isso, o valor da relação de troca será automaticamente
ajustado, e a parcela devida em moeda nacional será reduzida em conformidade.
As informações para o exercício da opção pela relação de troca facultativa, a
fixação da data-base para determinação dos acionistas que migrarão para a base
acionária da GOL, bem como a data de crédito das ações e o pagamento das ações
preferenciais resgatáveis serão oportunamente divulgadas em o respectivo aviso
de confirmação. Com base em premissas conservadoras e para proporcionar o
casamento necessário de ativos e passivos nesse ambiente de resfriamento da
demanda, a GOL vem implementando medidas para minimizar o consumo líquido de
caixa e manter o equilíbrio em seu fluxo de caixa operacional. A empresa
continua a trabalhar diariamente com seus principais stakeholders para
administrar esta segunda onda de Covid-19 no Brasil. (VOEGOL, 2021)
Abaixo
o balanço patrimonial passivo da empresa GOL:
Figura 2 balanço patrimonial
passivo
Fonte: VoeGol, 2021
Desde
o início de 2020, a GOL amortizou mais de R $ 4,1 bilhões de dívidas
financeiras e manteve o passivo operacional estável. Isso refletirá na
recuperação da solidez de sua estrutura de capital. O prazo médio de vencimento
da dívida de longo prazo da Companhia, excluindo arrendamento de aeronaves e
títulos perpétuos, é de 3,3 anos. A Administração da GOL honrou prioritariamente
todos compromissos com o mercado de capitais global e a Companhia foi a única
da América Latina capaz de a devolver capital aos investidores em 2020. A GOL
espera que essas ações continuem a defini-lo, e a Companhia conta com apoio e
confiança contínuos de seus stakeholders e parceiros para investir na
recuperação do mercado do Brasil. Da mesma forma, a GOL continua administrando
suas operações de forma eficaz para manter a liderança em custos. Durante o
primeiro semestre de 2021, a GOL espera manter os custos com pessoal na posição
reduzida, em torno de 50% dos níveis pré-pandêmicos. Tendo convertido parte
significativa dos custos fixos de folha de pagamento e frota em custos
variáveis, a Companhia está bem posicionada para preservar o equilíbrio de seus
custos nominais equivalentes ao nível de sua capacidade ofertada e expandir sua
liderança em custos unitários. (VOEGOL, 2021)
Nos
últimos 12 meses, a Companhia renegociou com seus parceiros locadores de
aeronaves, com o objetivo de obter reduções nos valores dos arrendamentos
atuais e futuros e converter parte dos pagamentos mensais de fixo para variável
(energia por hora). Os contratos da GOL estão ajustados à recuperação da
demanda em 2021 e também representam uma economia efetiva na estrutura de
custos unitários da Companhia. Esses contratos têm valores menores no médio e
longo prazo e evitam aumento de custos com acordos de diferimento oneroso,
mantendo a GOL como a companhia aérea com menor custo operacional de aeronaves
e endividamento entre seus pares locais, e com menor comprometimento em dólar
por aeronave. (VOEGOL, 2021)
2.3 Decisões de investimento e
concorrência
Como
resultado, a empresa está bem posicionada para o crescimento nos mercados
principais e regionais quando a demanda por viagens aéreas for retomada. Além
disso, em março, a GOL foi a primeira companhia aérea brasileira a receber a
certificação da ANAC do Brasil para desempenho em atrito no novo pavimento da
pista do aeroporto de Congonhas. Como resultado, a empresa pode operar
aeronaves NG ou MAX com menos restrições em dias de chuva neste aeroporto. A empresa incentiva a indústria aérea como um
todo a enfrentar as mudanças climáticas, a desigualdade social e as questões de
governança, tornando-se mais sustentável, inclusiva e transparente. Enquanto a
empresa gerencia a pandemia Covid-19, a GOL busca manter seu compromisso com os
mais altos padrões de ESG. A Companhia é líder mundial em esforços para tornar
a indústria da aviação mais sustentável em áreas relacionadas à neutralização
de carbono e ao desenvolvimento de alternativas ao biodiesel. Em março, a
Empresa completou 10 anos de Gold Standard no Programa Brasileiro GHG Protocol,
pelo seu esforço voluntário para medir, compreender, buscar soluções e dar
transparência aos impactos de suas operações no meio ambiente. (VOEGOL, 2021)
Figura 3
reestruturaçao Gol
A
GOL enfrenta intensa concorrência em todas as rotas que opera, desde companhias
aéreas regulares, companhias aéreas charter e novos participantes em potencial no
mercado. A concorrência de outras companhias aéreas tem um impacto relativamente
maior sobre nós em comparação com concorrentes, porque tem uma proporção maior
de voos conectando os aeroportos mais movimentados do Brasil, onde a
concorrência é mais intensa. Por outro lado, alguns concorrentes têm uma
proporção maior de voos conectando aeroportos menos movimentados, onde há pouca
ou nenhuma concorrência. Além disso, não se pode prever como a recente crise
financeira de principais concorrentes afetará o cenário competitivo. A GOL
sempre foi pioneira em ajudar a tornar a aviação comercial ainda mais
sustentável. A Empresa relata proativamente informações ESG relevantes aos
investidores de acordo com o padrão do Conselho de Padrões de Contabilidade de
Sustentabilidade ("SASB") para o setor de aviação civil. Neste ambiente
operacional desafiador globalmente para as companhias aéreas, o compromisso
desta indústria com as iniciativas ESG é fundamental. (VOEGOL, 2021)
O
setor aéreo brasileiro também enfrenta a concorrência de alternativas de
transporte terrestre, como os ônibus interestaduais. Além disso, o governo
brasileiro e os reguladores podem dar preferência a novos participantes e
concorrentes existentes ao conceder slots novos e atuais em aeroportos
brasileiros, a fim de promover a concorrência. Concorrentes existentes e
potenciais o fizeram no passado e podem novamente reduzir nossas tarifas ou
aumentar a capacidade em suas rotas em um esforço para aumentar sua
participação no mercado de tráfego de negócios (clientes de alto valor
agregado). Em qualquer desses casos, não pode garantir que o nível de tarifas ou tráfego de
passageiros não seria adversamente afetado.A GOL fornece métricas importantes
para monitorar seu desempenho ESG. Em março, as emissões brutas de escopo
global da Companhia (mil toneladas de CO2) foram de 109,5, uma redução de 25,6%
em relação a fevereiro / 21, já que o total de combustível consumido (litros,
1.000 / RPK) atingiu 37,4 e as emissões de gases de efeito estufa / hora de voo
( toneladas de CO2) foi de 7,3, queda de 0,6% em relação a fevereiro / 21. Apesar
de todos os desafios enfrentados, agora com a certeza da vacina, ha um outro
cenário. A Empresa prioriza seus Clientes e Tripulação para que tenham uma
experiência segura e agradável a bordo. Além de aderir aos já rígidos padrões
de saneamento da aviação civil estabelecidos pelas autoridades, em linha com as
recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Organização
Mundial da Saúde (OMS), International Air Transport Association (IATA), Agência
Nacional de Aviação Civil (ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil) e Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a GOL busca aprimorar sua atuação em
todas as frentes, incluindo venda de passagens, atendimento, embarque,
experiência em vôo e serviços de desembarque. A Companhia é a única companhia
aérea do Brasil com parceria com o Hospital Albert Einstein, que certifica todos
os seus procedimentos e medidas de prevenção Covid-19. (VOEGOL, 2021)
2.4 Indicadores Gol
Embora
haja resposta à redução significativa da demanda por viagens aéreas causada
pela pandemia COVID-19, várias medidas foram tomadas para proteger nossas operações
e liquidez, incluindo ajustar e reduzir rede de voos, reduzir
significativamente os custos fixos e variáveis, diferindo certas obrigações de
arrendamento e rolando e estendendo uma determinada dívida. A classificação de
crédito foi rebaixada em 2020. Não se pode garantir que as iniciativas de
preservação de caixa e redução de custos serão suficientes para preservar a
liquidez.
A Gol (GOLL4)
reportou lucro líquido de 643 milhões de reais para o segundo trimestre,
apoiado em demanda mais elevada para voos domésticos em meio ao declínio nos
casos de Covid-19.A receita mais do que dobrou em comparação com o
mesmo período do ano passado, mas permaneceu 67% abaixo dos níveis
pré-pandemia, de acordo com dados da companhia aérea. (moneytimes, 2021, p. 1)
Ao
longo de 2020, Gol manteve a liquidez sem prejudicar o balanço patrimonial. Em
discussões com os principais fornecedores para reduzir custos e ajustá-los à
nova rede e perfis de frota. Conseguiu diferir as parcelas de pagamento do
combustível de aviação para depois de 30 de setembro de 2020. Todos os
investimentos não essenciais em operação e manutenção foram eliminados, assim
como quaisquer obrigações de pagamento antes da entrega. A Gol foi capaz de
fazer ajustes significativos no capital de giro, estendendo prazos de pagamento
e administrando outros ativos e passivos circulantes. (VOEGOL, 2021)
Figura 4
indicadores Gol
Também
foi capaz de captar novos financiamentos para continuar a pagar os vencimentos
de curto prazo ao par, enquanto encerra o vencimento médio do perfil de dívida.
Em março de 2020, estendeu o cronograma de amortização de debêntures até março
de 2022. Em agosto de 2020, quita totalmente o empréstimo a prazo de US $ 300,0
milhões, com o suporte de um empréstimo no valor principal de US $ 250,0
milhões, ao mesmo tempo que estende o prazo médio de vencimento de nossa dívida
e mantendo a liquidez praticamente inalterada. Em dezembro de 2020, emiti US $ 200,0 milhões no valor principal total de
8,00% de notas garantidas sênior com vencimento em 2026. Também em dezembro de
2020, paga antecipadamente R $ 800,0
milhões em dívidas de curto prazo. (VOEGOL, 2021)
A
Gol administra os negócios e a liquidez desde o início da pandemia, combinando
as entradas de caixa com as saídas de maneira eficiente. Em 31 de dezembro de
2020, havia aproximadamente R $ 2,6 bilhões em liquidez total, que inclui R $
1,1 bilhão em liquidez mantida em subsidiária do programa de fidelidade Smiles
Fidelidade SA, ou Smiles, e, a partir dessa data, incluindo valores
financiáveis de depósitos e ativos não onerados, nossas fontes potenciais de
liquidez atingiram mais de R $ 4,0 bilhões, que se compara a R $ 2,1 bilhões em
liquidez total e R $ 3,6 bilhões em fontes potenciais de liquidez em 28 de
fevereiro de 2021. Continua a buscar administrar o capital de giro negativo de
R $ 7,2 bilhões, em 31 de dezembro de 2020, reduzindo custos, rolando e
diferindo obrigações de curto prazo com fornecedores e contrapartes, a maioria
dos quais apoiaram a GOL durante o curso da pandemia. (VOEGOL, 2021)
3.
ANÁLISE DOS RESULTADOS E DA QUALIDADE DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO
O
setor de aviação continua exposto aos riscos relacionados à evolução da
pandemia e às novas cepas do vírus e a possíveis novas restrições impostas por
autoridades governamentais para conter a doença, de forma que os resultados
financeiros da Companhia possam sofrer impactos. Embora se espere que a pandemia,
principalmente o prolongamento da pandemia e suas incertezas, tenha
consequências nas receitas (despesas) financeiras das companhias aéreas em
geral, os riscos relacionados à Companhia devem ser mensurados à luz de sua
posição financeira. Uma parte significativa de custos e despesas operacionais,
incluindo serviços de manutenção de aeronaves e motores, pagamentos de
arrendamento de aeronaves e seguro de aeronaves, são denominados em dólares
americanos. Para gerenciar o risco da taxa de câmbio, celebramos contratos de
derivativos para nos proteger contra uma possível desvalorização do real em
relação ao dólar americano. Em 31 de dezembro de 2020, havia contratos de
derivativos de moeda em dólares americanos em aberto para proteger nossa
exposição de despesas operacionais esperadas atrelada ao dólar. Como uma medida
de risco de mercado com relação à nossa exposição à moeda estrangeira, uma
valorização ou desvalorização hipotética de 10% do real em relação ao dólar
norte-americano teria resultado em um aumento ou redução em resultados
operacionais, respectivamente, de aproximadamente R$ 1.605,6 milhões em
resultados financeiros com variação cambial, devido à exposição líquida a
moedas estrangeiras de R $ R $ 16.055,8 milhões em 31 de dezembro de 2020. (VOEGOL,
2021)
Paulo
Kakinoff (CEO da GOL) relata que o segundo trimestre de 2021 foi marcado por
três temas relevantes para o crescimento sustentável da GOL daqui para frente.
Primeiro, a resiliência do mercado brasileiro de viagens aéreas. A demanda por
viagens no Brasil está se recuperando rapidamente em função da queda
consistente de casos e mortes de COVID-19 desde 24 de junho com redução de mais
de 2% ao dia nas novas transmissões registradas no país, e com redução em todas
as brasileiras estados. O governo brasileiro garantiu que 173 milhões de doses
serão entregues no quarto trimestre, um aumento em relação aos 143 milhões de
doses disponibilizadas no primeiro semestre de 2021, de qualquer maneira.
Haverá vacinas suficientes para vacinar completamente aproximadamente 90% de
todos os brasileiros com mais de 12 anos. Em segundo lugar, a disciplina na
gestão de rendimentos da GOL conduziu a empresa de forma contínua e muito ágil
para preservar o equilíbrio entre capacidade e demanda no segundo trimestre, mantendo
suas taxas de ocupação e uso elevados e baixo consumo de caixa. No segundo
trimestre de 2021, a GOL apresentou uma eficiência de mercado superior aos seus
concorrentes, o que reforça nosso compromisso em equilibrar o tamanho da oferta
com a previsão de demanda preditiva. (GOL, 2021)
Terceiro,
destaca o CEO a Gol volta a continuar seu crescimento sustentado. Com base em
nossas expectativas para a implementação da vacinação no Brasil, queremos dizer
que as viagens de negócios apresentarão uma forte recuperação a partir do
primeiro trimestre de 2022. Quando isso acontecer, aumentaremos a rede da GOL
para permitir altas frequências em São Paulo, Rio de Janeiro e os mercados
brasileiro, restaurando essas rotas aos níveis pré-pandêmicos. A GOL também resumirá
voos internacionais para destinos na América do Sul e EUA com disciplina e
seguindo as restrições e regras de compliance de cada país. (GOL, 2021)
Akyildirima et al The financial market effects of international aviation disasters
International Review of Financial Analysis Volume 69, May 2020, 101468
Mundo Neto. A lógica financeira e o espaço do
transporte aéreo comercial Brasileiro• Gest. Prod. 18
(2) • 2011 • https://doi.org/10.1590/S0104-530X2011000200007
Moneytimes. Gol tem lucro de 643 milhões no segundo
trimestre. 2021 https://www.moneytimes.com.br/gol-tem-lucro-de-r-643-milhoes-no-segundo-trimestre/
GOL
Linhas Aéreas Inteligentes SA (GOL) Q2 2021 Earnings Call Transcript Jul 29, 2021,
at 8:02PM
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