O setor de aviação civil foi virtualmente fundamentado pelo COVID-19 e a recuperação foi silenciada na maioria dos mercados devido às viagens restrições. Recessão profunda e baixa confiança do consumidor também dificultou a recuperação. RPKs globais são estimados para declínio de 66% em 2020, que é o maior declínio desde 2ª guerra mundial. Em 2021, a disponibilização de uma vacina na 2ª metade do ano deve ser um ponto de viragem, mas a recuperação será gradual desde a distribuição faseada da vacina vai demorar. Os RPKs globais devem melhorar em 50% em 2021 após o declínio acentuado em 2020. Os consumidores enfrentarão reduzir os custos reais de viagem, já que as companhias aéreas continuarão a descontos nos preços dos ingressos para estimular a demanda. Espera a parcela do PIB mundial gasta com transporte aéreo será de 0,5% em 2021, metade dos níveis pré-crise. Por outro lado, o comércio mundial é deverá se recuperar fortemente em 2021, que será favorável para volumes de carga aérea.

Sentimento da indústria em relação às perspectivas tanto aéreas viagens de passageiros e carga melhoraram após o período de bloqueio. No entanto, as opiniões dos entrevistados são misturado. Enquanto metade dos entrevistados espera recuperação em demanda de passageiros na parte de trás de uma coordenação eficiente e reabertura gradual da rede, a outra metade antecipa mais uma deterioração devido à continuação da pandemia.

A disseminação de desinformação com relação aos desastres da aviação continua a ser um motivo de preocupação para as empresas de aviação. Muitas dessas informações geralmente envolvem especulações baseadas na causa e responsabilidade atribuídas ao incidente, possuindo implicitamente o potencial de gerar volatilidade significativa de preços no mercado financeiro. No estudo de Akyildirima et al (2020) os autores investigaram uma série de fatos estilizados relacionados aos efeitos dos desastres de companhias aéreas sobre os estoques da aviação, ao mesmo tempo em que consideramos os efeitos de contágio, os fluxos de informação e as fontes de descoberta de preços no amplo setor. Os resultados indicam níveis substancialmente elevados de volatilidade do preço das ações após desastres na aviação, enquanto retornos anormais cumulativos apresentam desempenho acentuado das empresas analisadas em relação às bolsas internacionais. Obvservaram que a volatilidade do preço das ações parece ser significativamente influenciada pela escala do desastre em termos de fatalidades geradas. Efeitos de contágio significativos sobre o amplo índice de aviação, juntamente com mudanças substanciais nos canais tradicionais de descoberta de preços, também são identificados. O papel que a divulgação de informações nas redes sociais, sejam elas corretas ou de origem maliciosa, não pode ser eliminado como fator explicativo dessas mudanças na dinâmica ao longo do tempo e da região.

 

Monteiro (2009) faz uma síntese sobre a relação do Estado e a indústria do transporte aéreo comercial brasileiro. Segundo o autor, até 1990, o transporte aéreo esteve sob forte regulação governamental. Durante a década de 1990, particularmente no governo de Fernando Henrique Cardoso, ocorreu um processo de desregulamentação deste mercado. As discussões sobre a privatização da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), estatal que administra a infraestrutura aeroportuária, voltaram para a pauta das estratégias para o desenvolvimento do setor. A construção das bases institucionais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) teria sido iniciada neste período e seguiria as orientações da "economia de mercado". Na primeira década do século XXI, teria ocorrido um crescimento da oferta em descompasso com a infraestrutura instalada. As mudanças institucionais em torno da criação da ANAC e a redefinição das atribuições dos demais órgãos governamentais correlatos teriam gerado uma falta de articulação e deficiências na gestão entre as atividades que compõem o sistema aéreo brasileiro, culminando na crise aérea e, posteriormente, no "apagão aéreo" (MONTEIRO, 2009). Para Lovadine (2009), a concentração deste mercado em torno das duas empresas (TAM e GOL), não implicou em falta de concorrência entre as empresas e prejuízo para os clientes. A hipótese central deste artigo é que a lógica financeira estaria predominando entre as principais empresas do mercado de transporte aéreo comercial brasileiro, seguindo uma tendência do capitalismo contemporâneo. Se as empresas dominantes adotam estratégias distintas nas operações produtivas, notadamente em termos de preços, o mesmo não ocorre no espaço financeiro. (Mundo neto, 2011, p. 1)

 

O setor de transporte aéreo é um importante contribuição para a economia do Brasil. Existem diferentes maneiras de medir o impacto do transporte aéreo na economia. Como os empregos e gastos gerados pelas companhias aéreas e sua cadeia de abastecimento, os fluxos de comércio, turismo e investimentos resultantes de usuários de todas as companhias aéreas que atendem o país e as conexões de pares de cidades que tornam esses fluxos possíveis. Todos fornecem uma perspectiva diferente, mas esclarecedora sobre a importância do transporte aéreo. O transporte aéreo facilita o fluxo de mercadorias, investimento e pessoas e a economia pode ser vista dos gastos do estrangeiro turistas e o valor das exportações (embora observe que esses números incluem todos os modos de transporte). Os benefícios mais importantes de transporte aéreo vai para passageiros e remetentes e o spillover impactos em seus negócios.

O IPC mais amplamente seguido reflete os preços no varejo de bens e serviços, incluindo os custos de habitação, transporte e saúde. Muitos contratos governamentais e privados, tais como pagamentos de segurança social ou contratos de trabalho, são explicitamente ligada a mudanças na CPI. O valor de títulos do Tesouro indexados à inflação (TIPS), um tipo de ligação, também está contratualmente ligado à IPC. O Produto Interno Bruto Deflator (PIB Deflator) é uma medida ampla de inflação reflete as variações de preços de bens e serviços produzidos pela economia global; é relatado trimestral em conjunto com o Produto Interno Bruto. Economistas nem sempre concordam com o que estimula a inflação em um determinado momento. No entanto, certas forças contribuem claramente para a inflação. O aumento dos preços das matérias-primas são, talvez, a força inflacionária mais visível porque quando mercadorias sobem de preço, os custos de bens e serviços básicos geralmente aumentam. A alta dos preços, em particular, pode ter um impacto mais penetrante em uma economia. Em primeiro lugar, os preços da gasolina vão subir. Este, por sua vez, significa que os preços de todos os bens e serviços que são transportados aos seus mercados por caminhão, trem ou navio também vão subir. Ao mesmo tempo, os preços do combustível de aviação sobem, elevando os preços das passagens aéreas e de transporte aéreo; os preços de aquecimento do petróleo também sobem, prejudicando os consumidores e as empresas (PIMCO, 2012).

 

É um entendimento suficiente para podermos observar que o governo pode emitir sem provocar inflação. Basta que a taxa de aumento do estoque de moeda seja da ordem de grandeza da taxa de crescimento da produção. Se o governo emite menos, há queda de preços. Se o governo se excede na emissão, ocorre aumento generalizado de preços. Se o governo persiste nesta excedencia, ocorre um processo inflacionário. (SILVEIRA, 1976, p. 1).

 

A estabilidade de preços existe quando os preços médios são constantes ao longo do tempo, ou quando eles estão crescendo a uma taxa muito baixa e previsível. A inflação dos preços ocorre quando os preços médios estão subindo acima dessa taxa baixa e previsível, e deflação de preços ocorre quando os preços médios estão caindo. Em ambos os casos, os efeitos são potencialmente extremamente prejudicial para o desempenho econômico de um país e para o bem-estar dos seus cidadãos. Por esta razão, a estabilidade de preços é comumente considerada como o mais importante objetivo macro-econômico.

Ao fazer com que os aumentos de preços em toda a economia, o aumento dos preços do petróleo tiram dinheiro do bolso dos consumidores e empresas. Economistas, portanto, ver aumentos de preços do petróleo como um "imposto", com efeito, que podem deprimir uma economia já fraca. Picos de preços do petróleo foram seguidos por recessões ou estagflação - um período de inflação combinada com baixo crescimento e alto desemprego - em 1970, 1980 e início dos anos 1990. Além do aumento dos preços do petróleo, os movimentos da taxa de câmbio podem pressagiar a inflação. Como moeda de um país se deprecia, torna-se mais caro para comprar bens importados, o que coloca pressão sobre os preços em geral. Quando o dólar se enfraqueceu para uma baixa o então recorde contra o euro no primeiro semestre de 2003, por exemplo, o custo das importações europeias em os EUA aumentou, sugerindo que a inflação poderia aumentar em os EUA. A longo prazo, as moedas de países com taxas de inflação mais elevadas tendem a desvalorizar em relação àqueles com taxas mais baixas. Porque a inflação corrói o valor de retorno de investimentos ao longo do tempo, os investidores podem mudar o seu dinheiro para os mercados com taxas de inflação mais baixas (PIMCO, 2012).

 

A GOL almeja ser líder mundial em tornar a aviação mais sustentável. E, ao fornecer dados ESG aos investidores, a empresa espera incentivar a indústria aérea como um todo a enfrentar as mudanças climáticas, a desigualdade social e as questões de governança, tornando-se mais sustentável, inclusiva e transparente. A GOL reporta informações ESG relevantes aos investidores de acordo com o padrão do Sustainability Accounting Standards Board ("SASB") para o setor de aviação civil.

Historicamente, o 2º trimestre do ano é um período de transição para a demanda de baixa temporada e devido ao agravamento da pandemia e ao aumento das restrições de circulação impostas pelos estados, o atual cenário de planejamento de capacidade da GOL assume uma redução de 40% no 2T21 em relação ao 1T21 . Para adequar os custos operacionais aos atuais níveis de vendas e demanda, a GOL operará 63 aeronaves em sua malha, o que representará 70% da frota média operada ao final do 4T20 e 377% ou 3,8x maior em relação ao mesmo trimestre de 2020 A receita para o trimestre encerrado em junho de 2021 deve diminuir aproximadamente 35% em comparação com o trimestre encerrado em março de 2021 (VOEGOL, 2021). Abaixo o balanço patrimonial da empresa

A GOL ajustou sua capacidade para uma média de 245 voos por dia, uma redução de 31% em relação a uma média de 355 voos em fevereiro/21. A Companhia operou aproximadamente 381 voos diários em dias de pico.

 

 

2.1 DISTRIBUIÇÃO DE INVESTIMENTO

 

 

A receita bruta consolidada da GOL no mês de abril de 2021 foi de 300 milhões e a taxa de ocupação média foi de 71,8%, destacando o foco contínuo da Administração na manutenção de operações sustentáveis por meio da adequação contínua da oferta de assentos ao nível de demanda dos viajantes.

Antecipando uma recuperação alinhada ao lançamento da vacina no Brasil, desde o início da pandemia, tem havido uma alta correlação entre a redução da curva de caso Covid-19 e uma recuperação na demanda doméstica por viagens aéreas. A GOL presenciou essas oscilações na demanda durante os meses de agosto e setembro do ano passado e ajustou rapidamente sua rede de acordo com o cenário de demanda daquele período. Os países europeus e os Estados Unidos têm um calendário de vacinação anterior ao do Brasil, o que também fornece um indicador de como poderia ser a retomada da demanda por viagens.

Nos Estados Unidos, a taxa de transferência da TSA (Transportation Security Administration) atingiu o seu ponto mais baixo no final de janeiro de 2021 em cerca de 35% dos níveis de 2019, pois os casos de Covid-19 atingiram o pico na "segunda onda" dos Estados Unidos. Em apenas dois meses desde o ponto baixo, a taxa de transferência do TSA se recuperou para mais de 60% dos níveis de 2019. Da mesma forma, na semana passada, quando o Brasil atingiu seu pico de casos Covid-19 em sua "segunda onda", a porcentagem de passageiros da GOL em 2019 caiu para cerca de 35%. Dessa forma, a Companhia espera que à medida que a curva diária de novos casos da Covid-19 comece a se inverter e haja uma recuperação do PIB brasileiro, haja uma aceleração nas buscas pelos ingressos e no nível de vendas da GOL.

A Companhia prevê que a implantação bem-sucedida das vacinas por meio do Programa Nacional de Imunizações reativará a demanda nos segmentos de lazer e corporativo a partir de meados do segundo trimestre de 2021. Porém, como o número de casos de Covid-19 no Brasil está em patamares elevados, a Administração da GOL continua considerando cenários de recuperação mais conservadores, mantendo iniciativas de redução de custos, preservação do equilíbrio do fluxo de caixa e adequação da oferta a níveis reduzidos de demanda.

Em 24 de março de 2021, os acionistas da GOL e a maioria dos acionistas minoritários da Smiles aprovaram, em assembleia extraordinária, a reorganização societária para combinar as duas subsidiárias operacionais da Companhia: GLA ("GOL Linhas Aéreas"), a maior companhia aérea doméstica do Brasil, e o Smiles, principal programa de fidelidade e milhagem. A GOL acredita que a transação é um marco importante para maximizar o valor futuro. É importante ressaltar que, uma vez concluída a fusão, ambas as empresas estarão mais bem posicionadas para aumentar sua competitividade de mercado e geração de caixa.

A conclusão bem-sucedida dessa transação reduzirá substancialmente os riscos que cada empresa enfrenta nesta pandemia e proporcionará sinergias operacionais e financeiras. Como uma entidade combinada, a GOL será mais capaz de melhorar a gestão da receita, gerenciar mais dinamicamente o estoque de assentos, melhorar sua capacidade de coordenar o marketing para os clientes e estar melhor posicionada para otimizar os rendimentos.

Além disso, a GOL conseguirá administrar os custos de forma mais eficiente entre os negócios e terá estrutura adequada para maximizar o fluxo de caixa das empresas combinadas. A GOL espera que as sinergias de taxa de execução anualizada excedam R$ 400 milhões quando todos os ganhos operacionais e financeiros forem totalmente realizados. Esta fusão acompanha as mudanças no ambiente de negócios no qual a empresa opera hoje e posiciona o Grupo GOL para maximizar valor em um ambiente operacional pós Covid-19. (VOEGOL, 2021)

 

           

2.2  Decisões de financiamento

 

Em 25 de março de 2021, a Companhia anunciou por meio de sua subsidiária Smiles Fidelidade SA, a distribuição de R$ 500 milhões em dividendos a serem pagos em 16 de abril de 2021. Com isso, o valor da relação de troca será automaticamente ajustado, e a parcela devida em moeda nacional será reduzida em conformidade. As informações para o exercício da opção pela relação de troca facultativa, a fixação da data-base para determinação dos acionistas que migrarão para a base acionária da GOL, bem como a data de crédito das ações e o pagamento das ações preferenciais resgatáveis serão oportunamente divulgadas em o respectivo aviso de confirmação. Com base em premissas conservadoras e para proporcionar o casamento necessário de ativos e passivos nesse ambiente de resfriamento da demanda, a GOL vem implementando medidas para minimizar o consumo líquido de caixa e manter o equilíbrio em seu fluxo de caixa operacional. A empresa continua a trabalhar diariamente com seus principais stakeholders para administrar esta segunda onda de Covid-19 no Brasil. (VOEGOL, 2021)

Abaixo o balanço patrimonial passivo da empresa GOL:

Figura 2 balanço patrimonial passivo

Fonte: VoeGol, 2021

 

Desde o início de 2020, a GOL amortizou mais de R $ 4,1 bilhões de dívidas financeiras e manteve o passivo operacional estável. Isso refletirá na recuperação da solidez de sua estrutura de capital. O prazo médio de vencimento da dívida de longo prazo da Companhia, excluindo arrendamento de aeronaves e títulos perpétuos, é de 3,3 anos. A Administração da GOL honrou prioritariamente todos compromissos com o mercado de capitais global e a Companhia foi a única da América Latina capaz de a devolver capital aos investidores em 2020. A GOL espera que essas ações continuem a defini-lo, e a Companhia conta com apoio e confiança contínuos de seus stakeholders e parceiros para investir na recuperação do mercado do Brasil. Da mesma forma, a GOL continua administrando suas operações de forma eficaz para manter a liderança em custos. Durante o primeiro semestre de 2021, a GOL espera manter os custos com pessoal na posição reduzida, em torno de 50% dos níveis pré-pandêmicos. Tendo convertido parte significativa dos custos fixos de folha de pagamento e frota em custos variáveis, a Companhia está bem posicionada para preservar o equilíbrio de seus custos nominais equivalentes ao nível de sua capacidade ofertada e expandir sua liderança em custos unitários. (VOEGOL, 2021)

Nos últimos 12 meses, a Companhia renegociou com seus parceiros locadores de aeronaves, com o objetivo de obter reduções nos valores dos arrendamentos atuais e futuros e converter parte dos pagamentos mensais de fixo para variável (energia por hora). Os contratos da GOL estão ajustados à recuperação da demanda em 2021 e também representam uma economia efetiva na estrutura de custos unitários da Companhia. Esses contratos têm valores menores no médio e longo prazo e evitam aumento de custos com acordos de diferimento oneroso, mantendo a GOL como a companhia aérea com menor custo operacional de aeronaves e endividamento entre seus pares locais, e com menor comprometimento em dólar por aeronave. (VOEGOL, 2021)

 

 

 

2.3 Decisões de investimento e concorrência

 

Como resultado, a empresa está bem posicionada para o crescimento nos mercados principais e regionais quando a demanda por viagens aéreas for retomada. Além disso, em março, a GOL foi a primeira companhia aérea brasileira a receber a certificação da ANAC do Brasil para desempenho em atrito no novo pavimento da pista do aeroporto de Congonhas. Como resultado, a empresa pode operar aeronaves NG ou MAX com menos restrições em dias de chuva neste aeroporto.  A empresa incentiva a indústria aérea como um todo a enfrentar as mudanças climáticas, a desigualdade social e as questões de governança, tornando-se mais sustentável, inclusiva e transparente. Enquanto a empresa gerencia a pandemia Covid-19, a GOL busca manter seu compromisso com os mais altos padrões de ESG. A Companhia é líder mundial em esforços para tornar a indústria da aviação mais sustentável em áreas relacionadas à neutralização de carbono e ao desenvolvimento de alternativas ao biodiesel. Em março, a Empresa completou 10 anos de Gold Standard no Programa Brasileiro GHG Protocol, pelo seu esforço voluntário para medir, compreender, buscar soluções e dar transparência aos impactos de suas operações no meio ambiente. (VOEGOL, 2021)

Gol não renovará contrato com Smiles e fará reorganização societária |  Empresas | Valor Econômico

Figura 3 reestruturaçao Gol

 

A GOL enfrenta intensa concorrência em todas as rotas que opera, desde companhias aéreas regulares, companhias aéreas charter e novos participantes em potencial no mercado. A concorrência de outras companhias aéreas tem um impacto relativamente maior sobre nós em comparação com concorrentes, porque tem uma proporção maior de voos conectando os aeroportos mais movimentados do Brasil, onde a concorrência é mais intensa. Por outro lado, alguns concorrentes têm uma proporção maior de voos conectando aeroportos menos movimentados, onde há pouca ou nenhuma concorrência. Além disso, não se pode prever como a recente crise financeira de principais concorrentes afetará o cenário competitivo. A GOL sempre foi pioneira em ajudar a tornar a aviação comercial ainda mais sustentável. A Empresa relata proativamente informações ESG relevantes aos investidores de acordo com o padrão do Conselho de Padrões de Contabilidade de Sustentabilidade ("SASB") para o setor de aviação civil. Neste ambiente operacional desafiador globalmente para as companhias aéreas, o compromisso desta indústria com as iniciativas ESG é fundamental. (VOEGOL, 2021)

O setor aéreo brasileiro também enfrenta a concorrência de alternativas de transporte terrestre, como os ônibus interestaduais. Além disso, o governo brasileiro e os reguladores podem dar preferência a novos participantes e concorrentes existentes ao conceder slots novos e atuais em aeroportos brasileiros, a fim de promover a concorrência. Concorrentes existentes e potenciais o fizeram no passado e podem novamente reduzir nossas tarifas ou aumentar a capacidade em suas rotas em um esforço para aumentar sua participação no mercado de tráfego de negócios (clientes de alto valor agregado). Em qualquer desses casos, não pode  garantir que o nível de tarifas ou tráfego de passageiros não seria adversamente afetado.A GOL fornece métricas importantes para monitorar seu desempenho ESG. Em março, as emissões brutas de escopo global da Companhia (mil toneladas de CO2) foram de 109,5, uma redução de 25,6% em relação a fevereiro / 21, já que o total de combustível consumido (litros, 1.000 / RPK) atingiu 37,4 e as emissões de gases de efeito estufa / hora de voo ( toneladas de CO2) foi de 7,3, queda de 0,6% em relação a fevereiro / 21. Apesar de todos os desafios enfrentados, agora com a certeza da vacina, ha um outro cenário. A Empresa prioriza seus Clientes e Tripulação para que tenham uma experiência segura e agradável a bordo. Além de aderir aos já rígidos padrões de saneamento da aviação civil estabelecidos pelas autoridades, em linha com as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Organização Mundial da Saúde (OMS), International Air Transport Association (IATA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a GOL busca aprimorar sua atuação em todas as frentes, incluindo venda de passagens, atendimento, embarque, experiência em vôo e serviços de desembarque. A Companhia é a única companhia aérea do Brasil com parceria com o Hospital Albert Einstein, que certifica todos os seus procedimentos e medidas de prevenção Covid-19. (VOEGOL, 2021)

 

 

 

2.4 Indicadores Gol

 

Embora haja resposta à redução significativa da demanda por viagens aéreas causada pela pandemia COVID-19, várias medidas foram tomadas para proteger nossas operações e liquidez, incluindo ajustar e reduzir rede de voos, reduzir significativamente os custos fixos e variáveis, diferindo certas obrigações de arrendamento e rolando e estendendo uma determinada dívida. A classificação de crédito foi rebaixada em 2020. Não se pode garantir que as iniciativas de preservação de caixa e redução de custos serão suficientes para preservar a liquidez.

 

Gol (GOLL4) reportou lucro líquido de 643 milhões de reais para o segundo trimestre, apoiado em demanda mais elevada para voos domésticos em meio ao declínio nos casos de Covid-19.A receita mais do que dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado, mas permaneceu 67% abaixo dos níveis pré-pandemia, de acordo com dados da companhia aérea. (moneytimes, 2021, p. 1)

 

Ao longo de 2020, Gol manteve a liquidez sem prejudicar o balanço patrimonial. Em discussões com os principais fornecedores para reduzir custos e ajustá-los à nova rede e perfis de frota. Conseguiu diferir as parcelas de pagamento do combustível de aviação para depois de 30 de setembro de 2020. Todos os investimentos não essenciais em operação e manutenção foram eliminados, assim como quaisquer obrigações de pagamento antes da entrega. A Gol foi capaz de fazer ajustes significativos no capital de giro, estendendo prazos de pagamento e administrando outros ativos e passivos circulantes. (VOEGOL, 2021)

Figura 4 indicadores Gol

 

Também foi capaz de captar novos financiamentos para continuar a pagar os vencimentos de curto prazo ao par, enquanto encerra o vencimento médio do perfil de dívida. Em março de 2020, estendeu o cronograma de amortização de debêntures até março de 2022. Em agosto de 2020, quita  totalmente o empréstimo a prazo de US $ 300,0 milhões, com o suporte de um empréstimo no valor principal de US $ 250,0 milhões, ao mesmo tempo que estende o prazo médio de vencimento de nossa dívida e mantendo a liquidez praticamente inalterada. Em dezembro de 2020, emiti  US $ 200,0 milhões no valor principal total de 8,00% de notas garantidas sênior com vencimento em 2026. Também em dezembro de 2020, paga  antecipadamente R $ 800,0 milhões em dívidas de curto prazo. (VOEGOL, 2021)

A Gol administra os negócios e a liquidez desde o início da pandemia, combinando as entradas de caixa com as saídas de maneira eficiente. Em 31 de dezembro de 2020, havia aproximadamente R $ 2,6 bilhões em liquidez total, que inclui R $ 1,1 bilhão em liquidez mantida em subsidiária do programa de fidelidade Smiles Fidelidade SA, ou Smiles, e, a partir dessa data, incluindo valores financiáveis de depósitos e ativos não onerados, nossas fontes potenciais de liquidez atingiram mais de R $ 4,0 bilhões, que se compara a R $ 2,1 bilhões em liquidez total e R $ 3,6 bilhões em fontes potenciais de liquidez em 28 de fevereiro de 2021. Continua a buscar administrar o capital de giro negativo de R $ 7,2 bilhões, em 31 de dezembro de 2020, reduzindo custos, rolando e diferindo obrigações de curto prazo com fornecedores e contrapartes, a maioria dos quais apoiaram a GOL durante o curso da pandemia. (VOEGOL, 2021)

 

 


 

3. ANÁLISE DOS RESULTADOS E DA QUALIDADE DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO

 

O setor de aviação continua exposto aos riscos relacionados à evolução da pandemia e às novas cepas do vírus e a possíveis novas restrições impostas por autoridades governamentais para conter a doença, de forma que os resultados financeiros da Companhia possam sofrer impactos. Embora se espere que a pandemia, principalmente o prolongamento da pandemia e suas incertezas, tenha consequências nas receitas (despesas) financeiras das companhias aéreas em geral, os riscos relacionados à Companhia devem ser mensurados à luz de sua posição financeira. Uma parte significativa de custos e despesas operacionais, incluindo serviços de manutenção de aeronaves e motores, pagamentos de arrendamento de aeronaves e seguro de aeronaves, são denominados em dólares americanos. Para gerenciar o risco da taxa de câmbio, celebramos contratos de derivativos para nos proteger contra uma possível desvalorização do real em relação ao dólar americano. Em 31 de dezembro de 2020, havia contratos de derivativos de moeda em dólares americanos em aberto para proteger nossa exposição de despesas operacionais esperadas atrelada ao dólar. Como uma medida de risco de mercado com relação à nossa exposição à moeda estrangeira, uma valorização ou desvalorização hipotética de 10% do real em relação ao dólar norte-americano teria resultado em um aumento ou redução em resultados operacionais, respectivamente, de aproximadamente R$ 1.605,6 milhões em resultados financeiros com variação cambial, devido à exposição líquida a moedas estrangeiras de R $ R $ 16.055,8 milhões em 31 de dezembro de 2020. (VOEGOL, 2021)

Paulo Kakinoff (CEO da GOL) relata que o segundo trimestre de 2021 foi marcado por três temas relevantes para o crescimento sustentável da GOL daqui para frente. Primeiro, a resiliência do mercado brasileiro de viagens aéreas. A demanda por viagens no Brasil está se recuperando rapidamente em função da queda consistente de casos e mortes de COVID-19 desde 24 de junho com redução de mais de 2% ao dia nas novas transmissões registradas no país, e com redução em todas as brasileiras estados. O governo brasileiro garantiu que 173 milhões de doses serão entregues no quarto trimestre, um aumento em relação aos 143 milhões de doses disponibilizadas no primeiro semestre de 2021, de qualquer maneira. Haverá vacinas suficientes para vacinar completamente aproximadamente 90% de todos os brasileiros com mais de 12 anos. Em segundo lugar, a disciplina na gestão de rendimentos da GOL conduziu a empresa de forma contínua e muito ágil para preservar o equilíbrio entre capacidade e demanda no segundo trimestre, mantendo suas taxas de ocupação e uso elevados e baixo consumo de caixa. No segundo trimestre de 2021, a GOL apresentou uma eficiência de mercado superior aos seus concorrentes, o que reforça nosso compromisso em equilibrar o tamanho da oferta com a previsão de demanda preditiva. (GOL, 2021)

Terceiro, destaca o CEO a Gol volta a continuar seu crescimento sustentado. Com base em nossas expectativas para a implementação da vacinação no Brasil, queremos dizer que as viagens de negócios apresentarão uma forte recuperação a partir do primeiro trimestre de 2022. Quando isso acontecer, aumentaremos a rede da GOL para permitir altas frequências em São Paulo, Rio de Janeiro e os mercados brasileiro, restaurando essas rotas aos níveis pré-pandêmicos. A GOL também resumirá voos internacionais para destinos na América do Sul e EUA com disciplina e seguindo as restrições e regras de compliance de cada país. (GOL, 2021)A GOL ajustou sua capacidade para uma média de 245 voos por dia, uma redução de 31% em relação a uma média de 355 voos em fevereiro/21. A Companhia operou aproximadamente 381 voos diários em dias de pico.

 

 

2.1 DISTRIBUIÇÃO DE INVESTIMENTO

 

 

A receita bruta consolidada da GOL no mês de abril de 2021 foi de 300 milhões e a taxa de ocupação média foi de 71,8%, destacando o foco contínuo da Administração na manutenção de operações sustentáveis por meio da adequação contínua da oferta de assentos ao nível de demanda dos viajantes.

Antecipando uma recuperação alinhada ao lançamento da vacina no Brasil, desde o início da pandemia, tem havido uma alta correlação entre a redução da curva de caso Covid-19 e uma recuperação na demanda doméstica por viagens aéreas. A GOL presenciou essas oscilações na demanda durante os meses de agosto e setembro do ano passado e ajustou rapidamente sua rede de acordo com o cenário de demanda daquele período. Os países europeus e os Estados Unidos têm um calendário de vacinação anterior ao do Brasil, o que também fornece um indicador de como poderia ser a retomada da demanda por viagens.

Nos Estados Unidos, a taxa de transferência da TSA (Transportation Security Administration) atingiu o seu ponto mais baixo no final de janeiro de 2021 em cerca de 35% dos níveis de 2019, pois os casos de Covid-19 atingiram o pico na "segunda onda" dos Estados Unidos. Em apenas dois meses desde o ponto baixo, a taxa de transferência do TSA se recuperou para mais de 60% dos níveis de 2019. Da mesma forma, na semana passada, quando o Brasil atingiu seu pico de casos Covid-19 em sua "segunda onda", a porcentagem de passageiros da GOL em 2019 caiu para cerca de 35%. Dessa forma, a Companhia espera que à medida que a curva diária de novos casos da Covid-19 comece a se inverter e haja uma recuperação do PIB brasileiro, haja uma aceleração nas buscas pelos ingressos e no nível de vendas da GOL.

A Companhia prevê que a implantação bem-sucedida das vacinas por meio do Programa Nacional de Imunizações reativará a demanda nos segmentos de lazer e corporativo a partir de meados do segundo trimestre de 2021. Porém, como o número de casos de Covid-19 no Brasil está em patamares elevados, a Administração da GOL continua considerando cenários de recuperação mais conservadores, mantendo iniciativas de redução de custos, preservação do equilíbrio do fluxo de caixa e adequação da oferta a níveis reduzidos de demanda.

Em 24 de março de 2021, os acionistas da GOL e a maioria dos acionistas minoritários da Smiles aprovaram, em assembleia extraordinária, a reorganização societária para combinar as duas subsidiárias operacionais da Companhia: GLA ("GOL Linhas Aéreas"), a maior companhia aérea doméstica do Brasil, e o Smiles, principal programa de fidelidade e milhagem. A GOL acredita que a transação é um marco importante para maximizar o valor futuro. É importante ressaltar que, uma vez concluída a fusão, ambas as empresas estarão mais bem posicionadas para aumentar sua competitividade de mercado e geração de caixa.

A conclusão bem-sucedida dessa transação reduzirá substancialmente os riscos que cada empresa enfrenta nesta pandemia e proporcionará sinergias operacionais e financeiras. Como uma entidade combinada, a GOL será mais capaz de melhorar a gestão da receita, gerenciar mais dinamicamente o estoque de assentos, melhorar sua capacidade de coordenar o marketing para os clientes e estar melhor posicionada para otimizar os rendimentos.

Além disso, a GOL conseguirá administrar os custos de forma mais eficiente entre os negócios e terá estrutura adequada para maximizar o fluxo de caixa das empresas combinadas. A GOL espera que as sinergias de taxa de execução anualizada excedam R$ 400 milhões quando todos os ganhos operacionais e financeiros forem totalmente realizados. Esta fusão acompanha as mudanças no ambiente de negócios no qual a empresa opera hoje e posiciona o Grupo GOL para maximizar valor em um ambiente operacional pós Covid-19. (VOEGOL, 2021)

 

           

2.2  Decisões de financiamento

 

Em 25 de março de 2021, a Companhia anunciou por meio de sua subsidiária Smiles Fidelidade SA, a distribuição de R$ 500 milhões em dividendos a serem pagos em 16 de abril de 2021. Com isso, o valor da relação de troca será automaticamente ajustado, e a parcela devida em moeda nacional será reduzida em conformidade. As informações para o exercício da opção pela relação de troca facultativa, a fixação da data-base para determinação dos acionistas que migrarão para a base acionária da GOL, bem como a data de crédito das ações e o pagamento das ações preferenciais resgatáveis serão oportunamente divulgadas em o respectivo aviso de confirmação. Com base em premissas conservadoras e para proporcionar o casamento necessário de ativos e passivos nesse ambiente de resfriamento da demanda, a GOL vem implementando medidas para minimizar o consumo líquido de caixa e manter o equilíbrio em seu fluxo de caixa operacional. A empresa continua a trabalhar diariamente com seus principais stakeholders para administrar esta segunda onda de Covid-19 no Brasil. (VOEGOL, 2021)

Abaixo o balanço patrimonial passivo da empresa GOL:

Figura 2 balanço patrimonial passivo

Fonte: VoeGol, 2021

 

Desde o início de 2020, a GOL amortizou mais de R $ 4,1 bilhões de dívidas financeiras e manteve o passivo operacional estável. Isso refletirá na recuperação da solidez de sua estrutura de capital. O prazo médio de vencimento da dívida de longo prazo da Companhia, excluindo arrendamento de aeronaves e títulos perpétuos, é de 3,3 anos. A Administração da GOL honrou prioritariamente todos compromissos com o mercado de capitais global e a Companhia foi a única da América Latina capaz de a devolver capital aos investidores em 2020. A GOL espera que essas ações continuem a defini-lo, e a Companhia conta com apoio e confiança contínuos de seus stakeholders e parceiros para investir na recuperação do mercado do Brasil. Da mesma forma, a GOL continua administrando suas operações de forma eficaz para manter a liderança em custos. Durante o primeiro semestre de 2021, a GOL espera manter os custos com pessoal na posição reduzida, em torno de 50% dos níveis pré-pandêmicos. Tendo convertido parte significativa dos custos fixos de folha de pagamento e frota em custos variáveis, a Companhia está bem posicionada para preservar o equilíbrio de seus custos nominais equivalentes ao nível de sua capacidade ofertada e expandir sua liderança em custos unitários. (VOEGOL, 2021)

Nos últimos 12 meses, a Companhia renegociou com seus parceiros locadores de aeronaves, com o objetivo de obter reduções nos valores dos arrendamentos atuais e futuros e converter parte dos pagamentos mensais de fixo para variável (energia por hora). Os contratos da GOL estão ajustados à recuperação da demanda em 2021 e também representam uma economia efetiva na estrutura de custos unitários da Companhia. Esses contratos têm valores menores no médio e longo prazo e evitam aumento de custos com acordos de diferimento oneroso, mantendo a GOL como a companhia aérea com menor custo operacional de aeronaves e endividamento entre seus pares locais, e com menor comprometimento em dólar por aeronave. (VOEGOL, 2021)

 

 

 

2.3 Decisões de investimento e concorrência

 

Como resultado, a empresa está bem posicionada para o crescimento nos mercados principais e regionais quando a demanda por viagens aéreas for retomada. Além disso, em março, a GOL foi a primeira companhia aérea brasileira a receber a certificação da ANAC do Brasil para desempenho em atrito no novo pavimento da pista do aeroporto de Congonhas. Como resultado, a empresa pode operar aeronaves NG ou MAX com menos restrições em dias de chuva neste aeroporto.  A empresa incentiva a indústria aérea como um todo a enfrentar as mudanças climáticas, a desigualdade social e as questões de governança, tornando-se mais sustentável, inclusiva e transparente. Enquanto a empresa gerencia a pandemia Covid-19, a GOL busca manter seu compromisso com os mais altos padrões de ESG. A Companhia é líder mundial em esforços para tornar a indústria da aviação mais sustentável em áreas relacionadas à neutralização de carbono e ao desenvolvimento de alternativas ao biodiesel. Em março, a Empresa completou 10 anos de Gold Standard no Programa Brasileiro GHG Protocol, pelo seu esforço voluntário para medir, compreender, buscar soluções e dar transparência aos impactos de suas operações no meio ambiente. (VOEGOL, 2021)

Gol não renovará contrato com Smiles e fará reorganização societária |  Empresas | Valor Econômico

Figura 3 reestruturaçao Gol

 

A GOL enfrenta intensa concorrência em todas as rotas que opera, desde companhias aéreas regulares, companhias aéreas charter e novos participantes em potencial no mercado. A concorrência de outras companhias aéreas tem um impacto relativamente maior sobre nós em comparação com concorrentes, porque tem uma proporção maior de voos conectando os aeroportos mais movimentados do Brasil, onde a concorrência é mais intensa. Por outro lado, alguns concorrentes têm uma proporção maior de voos conectando aeroportos menos movimentados, onde há pouca ou nenhuma concorrência. Além disso, não se pode prever como a recente crise financeira de principais concorrentes afetará o cenário competitivo. A GOL sempre foi pioneira em ajudar a tornar a aviação comercial ainda mais sustentável. A Empresa relata proativamente informações ESG relevantes aos investidores de acordo com o padrão do Conselho de Padrões de Contabilidade de Sustentabilidade ("SASB") para o setor de aviação civil. Neste ambiente operacional desafiador globalmente para as companhias aéreas, o compromisso desta indústria com as iniciativas ESG é fundamental. (VOEGOL, 2021)

O setor aéreo brasileiro também enfrenta a concorrência de alternativas de transporte terrestre, como os ônibus interestaduais. Além disso, o governo brasileiro e os reguladores podem dar preferência a novos participantes e concorrentes existentes ao conceder slots novos e atuais em aeroportos brasileiros, a fim de promover a concorrência. Concorrentes existentes e potenciais o fizeram no passado e podem novamente reduzir nossas tarifas ou aumentar a capacidade em suas rotas em um esforço para aumentar sua participação no mercado de tráfego de negócios (clientes de alto valor agregado). Em qualquer desses casos, não pode  garantir que o nível de tarifas ou tráfego de passageiros não seria adversamente afetado.A GOL fornece métricas importantes para monitorar seu desempenho ESG. Em março, as emissões brutas de escopo global da Companhia (mil toneladas de CO2) foram de 109,5, uma redução de 25,6% em relação a fevereiro / 21, já que o total de combustível consumido (litros, 1.000 / RPK) atingiu 37,4 e as emissões de gases de efeito estufa / hora de voo ( toneladas de CO2) foi de 7,3, queda de 0,6% em relação a fevereiro / 21. Apesar de todos os desafios enfrentados, agora com a certeza da vacina, ha um outro cenário. A Empresa prioriza seus Clientes e Tripulação para que tenham uma experiência segura e agradável a bordo. Além de aderir aos já rígidos padrões de saneamento da aviação civil estabelecidos pelas autoridades, em linha com as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Organização Mundial da Saúde (OMS), International Air Transport Association (IATA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a GOL busca aprimorar sua atuação em todas as frentes, incluindo venda de passagens, atendimento, embarque, experiência em vôo e serviços de desembarque. A Companhia é a única companhia aérea do Brasil com parceria com o Hospital Albert Einstein, que certifica todos os seus procedimentos e medidas de prevenção Covid-19. (VOEGOL, 2021)

 

 

 

2.4 Indicadores Gol

 

Embora haja resposta à redução significativa da demanda por viagens aéreas causada pela pandemia COVID-19, várias medidas foram tomadas para proteger nossas operações e liquidez, incluindo ajustar e reduzir rede de voos, reduzir significativamente os custos fixos e variáveis, diferindo certas obrigações de arrendamento e rolando e estendendo uma determinada dívida. A classificação de crédito foi rebaixada em 2020. Não se pode garantir que as iniciativas de preservação de caixa e redução de custos serão suficientes para preservar a liquidez.

 

Gol (GOLL4) reportou lucro líquido de 643 milhões de reais para o segundo trimestre, apoiado em demanda mais elevada para voos domésticos em meio ao declínio nos casos de Covid-19.A receita mais do que dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado, mas permaneceu 67% abaixo dos níveis pré-pandemia, de acordo com dados da companhia aérea. (moneytimes, 2021, p. 1)

 

Ao longo de 2020, Gol manteve a liquidez sem prejudicar o balanço patrimonial. Em discussões com os principais fornecedores para reduzir custos e ajustá-los à nova rede e perfis de frota. Conseguiu diferir as parcelas de pagamento do combustível de aviação para depois de 30 de setembro de 2020. Todos os investimentos não essenciais em operação e manutenção foram eliminados, assim como quaisquer obrigações de pagamento antes da entrega. A Gol foi capaz de fazer ajustes significativos no capital de giro, estendendo prazos de pagamento e administrando outros ativos e passivos circulantes. (VOEGOL, 2021)

Figura 4 indicadores Gol

 

Também foi capaz de captar novos financiamentos para continuar a pagar os vencimentos de curto prazo ao par, enquanto encerra o vencimento médio do perfil de dívida. Em março de 2020, estendeu o cronograma de amortização de debêntures até março de 2022. Em agosto de 2020, quita  totalmente o empréstimo a prazo de US $ 300,0 milhões, com o suporte de um empréstimo no valor principal de US $ 250,0 milhões, ao mesmo tempo que estende o prazo médio de vencimento de nossa dívida e mantendo a liquidez praticamente inalterada. Em dezembro de 2020, emiti  US $ 200,0 milhões no valor principal total de 8,00% de notas garantidas sênior com vencimento em 2026. Também em dezembro de 2020, paga  antecipadamente R $ 800,0 milhões em dívidas de curto prazo. (VOEGOL, 2021)

A Gol administra os negócios e a liquidez desde o início da pandemia, combinando as entradas de caixa com as saídas de maneira eficiente. Em 31 de dezembro de 2020, havia aproximadamente R $ 2,6 bilhões em liquidez total, que inclui R $ 1,1 bilhão em liquidez mantida em subsidiária do programa de fidelidade Smiles Fidelidade SA, ou Smiles, e, a partir dessa data, incluindo valores financiáveis de depósitos e ativos não onerados, nossas fontes potenciais de liquidez atingiram mais de R $ 4,0 bilhões, que se compara a R $ 2,1 bilhões em liquidez total e R $ 3,6 bilhões em fontes potenciais de liquidez em 28 de fevereiro de 2021. Continua a buscar administrar o capital de giro negativo de R $ 7,2 bilhões, em 31 de dezembro de 2020, reduzindo custos, rolando e diferindo obrigações de curto prazo com fornecedores e contrapartes, a maioria dos quais apoiaram a GOL durante o curso da pandemia. (VOEGOL, 2021)

 

 


 

3. ANÁLISE DOS RESULTADOS E DA QUALIDADE DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO

 

O setor de aviação continua exposto aos riscos relacionados à evolução da pandemia e às novas cepas do vírus e a possíveis novas restrições impostas por autoridades governamentais para conter a doença, de forma que os resultados financeiros da Companhia possam sofrer impactos. Embora se espere que a pandemia, principalmente o prolongamento da pandemia e suas incertezas, tenha consequências nas receitas (despesas) financeiras das companhias aéreas em geral, os riscos relacionados à Companhia devem ser mensurados à luz de sua posição financeira. Uma parte significativa de custos e despesas operacionais, incluindo serviços de manutenção de aeronaves e motores, pagamentos de arrendamento de aeronaves e seguro de aeronaves, são denominados em dólares americanos. Para gerenciar o risco da taxa de câmbio, celebramos contratos de derivativos para nos proteger contra uma possível desvalorização do real em relação ao dólar americano. Em 31 de dezembro de 2020, havia contratos de derivativos de moeda em dólares americanos em aberto para proteger nossa exposição de despesas operacionais esperadas atrelada ao dólar. Como uma medida de risco de mercado com relação à nossa exposição à moeda estrangeira, uma valorização ou desvalorização hipotética de 10% do real em relação ao dólar norte-americano teria resultado em um aumento ou redução em resultados operacionais, respectivamente, de aproximadamente R$ 1.605,6 milhões em resultados financeiros com variação cambial, devido à exposição líquida a moedas estrangeiras de R $ R $ 16.055,8 milhões em 31 de dezembro de 2020. (VOEGOL, 2021)

Paulo Kakinoff (CEO da GOL) relata que o segundo trimestre de 2021 foi marcado por três temas relevantes para o crescimento sustentável da GOL daqui para frente. Primeiro, a resiliência do mercado brasileiro de viagens aéreas. A demanda por viagens no Brasil está se recuperando rapidamente em função da queda consistente de casos e mortes de COVID-19 desde 24 de junho com redução de mais de 2% ao dia nas novas transmissões registradas no país, e com redução em todas as brasileiras estados. O governo brasileiro garantiu que 173 milhões de doses serão entregues no quarto trimestre, um aumento em relação aos 143 milhões de doses disponibilizadas no primeiro semestre de 2021, de qualquer maneira. Haverá vacinas suficientes para vacinar completamente aproximadamente 90% de todos os brasileiros com mais de 12 anos. Em segundo lugar, a disciplina na gestão de rendimentos da GOL conduziu a empresa de forma contínua e muito ágil para preservar o equilíbrio entre capacidade e demanda no segundo trimestre, mantendo suas taxas de ocupação e uso elevados e baixo consumo de caixa. No segundo trimestre de 2021, a GOL apresentou uma eficiência de mercado superior aos seus concorrentes, o que reforça nosso compromisso em equilibrar o tamanho da oferta com a previsão de demanda preditiva. (GOL, 2021)

Terceiro, destaca o CEO a Gol volta a continuar seu crescimento sustentado. Com base em nossas expectativas para a implementação da vacinação no Brasil, queremos dizer que as viagens de negócios apresentarão uma forte recuperação a partir do primeiro trimestre de 2022. Quando isso acontecer, aumentaremos a rede da GOL para permitir altas frequências em São Paulo, Rio de Janeiro e os mercados brasileiro, restaurando essas rotas aos níveis pré-pandêmicos. A GOL também resumirá voos internacionais para destinos na América do Sul e EUA com disciplina e seguindo as restrições e regras de compliance de cada país. (GOL, 2021)

Akyildirima et al The financial market effects of international aviation disasters International Review of Financial Analysis Volume 69, May 2020, 101468

 

Mundo Neto. A lógica financeira e o espaço do transporte aéreo comercial Brasileiro• Gest. Prod. 18 (2) • 2011 • https://doi.org/10.1590/S0104-530X2011000200007 

 

Moneytimes. Gol tem lucro de 643 milhões no segundo trimestre. 2021 https://www.moneytimes.com.br/gol-tem-lucro-de-r-643-milhoes-no-segundo-trimestre/

 

 

GOL Linhas Aéreas Inteligentes SA (GOL) Q2 2021 Earnings Call Transcript Jul 29, 2021, at 8:02PM



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